• PROMOÇÃO DAS COMPETÊNCIAS CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS

Os serviços deste projeto foram adjudicados ao CCVB pela Comunidade Intermunicipal Terras de Trás-os-Montes(CIM/TTM) constituída por 9 Municípios: Alfândega da Fé, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso e Vinhais.

 

O objetivo fundamental assenta na promoção do sucesso escolar que pode ser alcançado através da promoção do intercâmbio de conhecimento com alunos e professores, permitindo uma melhoraria do ensino e aprendizagem e um aumento da expansão dos horizontes e aspirações dos alunos nas áreas das ciências e tecnologias.

 

O projeto assume a importância duma visão pluralista do conhecimento nas áreas a intervir, Matemática, Ciências Naturais e Ciências Físico-Químicas, com incidência no ensino básico (1º ao 9º ano), e a inclusão, sempre que possível, dos alunos do pré-escolar.

 

Este projeto assenta ainda na articulação das áreas disciplinares referidas, numa lógica unificada da compreensão do mundo e da realidade, numa atitude não fragmentada perante o saber. Pressupõe também uma postura participativa e questionadora dos alunos perante o conhecimento, e compreensão e a exploração da realidade, assumindo um papel central na sua própria aprendizagem e tirando partido das suas experiências prévias.

 

As atividades práticas e experimentais assentam numa abordagem Inquiry Based Learning, privilegiada pelo impacto positivo nas aprendizagens e na motivação dos alunos.

 

Há um permanente contacto com os Professores, que fazem o diagnóstico de necessidades dos seus alunos e assistem anualmente às acções de capacitação para professores no início de cada ano letivo.

 

             

 

 

Localização

Edifício Sede: Rua do Beato Nicolao Dinis 5300 - 130 Bragança
Casa da Seda: Rua dos Batoques, n.º 25, 5300-091 Bragança

Horários

Terça a Sexta - 10h-18h
Sábados, Domingos, Feriados - 11h-19h
Encerrado à Segunda
(Última admissão meia hora antes do encerramento)
O Centro encerra ao público nos dias 1 de Janeiro, 24, 25 e 31 de Dezembro.