A Escola Ciência Viva é um projeto educativo da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, a funcionar no Pavilhão do Conhecimento, desde o ano letivo de 2010/2011, e posteriormente alargada a outros Centros Ciência Viva e Instituições, constituindo atualmente uma rede de 12 Escolas Ciência Viva em todo o território nacional.


O Centro Ciência Viva de Bragança integra esta rede desde 2018. Num verdadeiro trabalho colaborativo construiu-se um programa educativo baseado na metodologia IBSE (Inquiry Based Science Education), aprendizagem baseada na investigação, valorizando o diagnóstico de problemas em situações reais, a partilha de experiências e conhecimentos, planeamento, o testar hipóteses, procurar informação, experimentar, voltar a testar, construir modelos e debater com os outros, elaborando argumentos coerentes.


Uma metodologia centrada no trabalho do aluno, o qual passa a ter um papel ativo na sua própria aprendizagem. Valoriza-se também a interdisciplinaridade trabalhando, em simultâneo, conteúdos de ciências (matemática e estudo do meio), português, inglês, atividade física e as expressões (dramática, plástica e musical).


No corrente ano letivo (2019/2020) a Escola Ciência Viva recebe todos os alunos do 4ºano das escolas do distrito de Bragança e os seus professores.
Durante uma semana os alunos irão realizar projetos, experiências laboratoriais, saídas de campo, atividades IBM, atividades de intervalo, jogos, encontro com o cientista e oficinas. Os professores dos grupos participantes irão colaborar, juntamente com os professores responsáveis pelo projeto, na preparação e aplicação da metodologia IBSE em algumas das ações descritas anteriormente. Pretende-se assim que ao mesmo tempo que os alunos realizam as atividades os professores adquiram e aperfeiçoem as suas metodologias em sala de aula, nomeadamente na aprendizagem das ciências através da investigação e do questionamento (IBSE), num modelo de formação inovador baseado no trabalho de grupo, observação de aulas e partilha de conhecimentos. Para isso a Escola Ciência Viva conta com uma ação de formação para professores do 1ºciclo do ensino básico (grupo 110), a “Escola Ciência Viva para Professores”.

Localização

Edifício Sede: Rua do Beato Nicolao Dinis 5300 - 130 Bragança
Casa da Seda: Rua dos Batoques, n.º 25, 5300-091 Bragança

Horários

Terça a Sexta - 10h-18h
Sábados, Domingos, Feriados - 11h-19h
Encerrado à Segunda
(Última admissão meia hora antes do encerramento)
O Centro encerra ao público nos dias 1 de Janeiro, 24, 25 e 31 de Dezembro.