• CCVB Colabora

 

hYDROSAA

 

1) ECO2 -SCHOOLS as New European Bauhaus (NEB) Labs - Erasmus+ | 2022 - 2025

 

O projeto NEB-LAB envolve cinco projetos de eco-renovação de edifícios educacionais, um deles o Pavilhão do Conhecimento - Centro Ciência Viva. Com base no conceito de Open Schooling, os locais-piloto selecionados desenvolverão planos de ação climáticos para serem transformados em centros de inovação nas suas comunidades, promovendo atividades de sensibilização para facilitar a inovação social, promover a educação e a sustentabilidade ambiental.

 

O processo será orientado e apoiado pela Câmara de Qualidade do NEB-LAB, uma parceria inovadora que reúne expertise única (incluindo arquitetos e paisagistas, especialistas em tecnologia, órgãos financeiros e partes interessadas locais).

 

O projeto demonstrará que as organizações educacionais (escolas, universidades, centros de ciência) podem atuar como impulsionadores do desenvolvimento de “laboratórios vivos” verdes.

 

No final, o NEB-LAB fornecerá um roteiro para edifícios educacionais com energia "zero" e "energeticamente positivos", permitindo liderar o caminho para uma mudança fundamental de edifícios como consumidores de energia para edifícios produtores de energia.

 

https://eco2-schools.eu/



 

2) HYDROSAAP

Sistema de aproveitamento de águas pluviais está em funcionamento experimental numa das residências do IPB

Trata-se do Projeto Inovação IPB HydroSAAP  “Promover a eficiência hídrica em edifícios: Instalação e avaliação do desempenho de um sistema de aproveitamento de águas pluviais e de dispositivos eficientes” que surgiu pela necessidade de melhorar a gestão do consumo de água numa das residências de estudantes do Instituto Politécnico de Bragança.  Ao mesmo tempo pretende promover o conhecimento técnico e científico, ainda pouco explorado em Portugal, sobre a monitorização “in situ” de sistemas de aproveitamento de águas pluviais em edifícios, para usos não potáveis como lavagem de pavimentos e rega de zonas verdes. A instalaçao deste Sistema de Aproveitamento de Águas Pluviais para fins experimentais vai permitir investigar aspetos relacionados com o seu desempenho, avaliando-o do ponto de vista técnico e científico, ao mesmo tempo que será conjugado com a prática educacional.

Este projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR: Programa Impulso Jovens) e está alinhado com os objetivos do Plano Estratégico do IPB: Co-Criar um Futuro Sustentável, implementação 2022-2026. Pretende ainda contribuir para a afirmação da Aliança Estratégica para a Transição Regional STARS EU, e também para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 das Nações Unidas.

Nos próximos meses será avaliado o desempenho do sistema e dos dispositivos de utilização eficientes, e a equipa espera que este seja um contributo para a promoção da gestão hídrica sustentável em espaço urbano. 

Equipa do Projeto de Inovação HydroSAAP: Flora Silva, GICoS/ESTiG (Coordenadora do projeto); Ana M. Antão-Geraldes, CIMO/SusTEC/ESA; João Barros, Serviços de Manutenção e Conservação; Maria João Afonso, Laboratório de Processos Químicos/ESTiG; Gustavo de Oliveira, aluno de Mestrado em Engenharia da Construção/ESTiG e Centro Ciência Viva de Bragança.

HYDROSAAP


Localização

Edifício Sede: Rua do Beato Nicolao Dinis 5300 - 130 Bragança
Casa da Seda: Rua dos Batoques, n.º 25, 5300-091 Bragança E-mail: info@braganca.cienciaviva.pt

Horários

Terça a Sexta - 10h-18h
Sábados, Domingos, Feriados - 11h-19h
Encerrado à Segunda
(Última admissão meia hora antes do encerramento)
O Centro encerra ao público nos dias 1 de Janeiro, 24, 25 e 31 de Dezembro.