O Centro Ciência Viva de Bragança (CCVB) é uma associação científica e técnica sem fins lucrativos, existente desde 2004 e aberta ao público enquanto equipamento cultural e científico desde 2007. Tem como associados fundadores a Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva, a Câmara Municipal de Bragança e o Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Integra a Rede Nacional de Centros Ciência Viva, constituída por 22 Centros presentes no continente e nas ilhas. O CCVB também pertence à ECSITE (Rede Europeia de Centros e Museus de Ciência).



MISSÃO

Promover uma cidadania ativa apoiada no conhecimento científico

 

IDENTIDADE

Inspiramos e mobilizamos através da ciência

 

ATIVIDADE

Promovemos a cultura científica e desafiamos o público a partilhar e debater as suas experiências

 

VALORES

Acreditamos num progresso Social assente na curiosidade, na criatividade, no pensamento crítico e no envolvimento de todos os cidadãos

 

O CCVB é considerado uma referência regional e nacional reconhecida, ao nível da sua missão da promoção da educação das ciências experimentais, de comunicação de ciência e de cultura científica. Tem como missão central a divulgação e disseminação da ciência e da tecnologia na sociedade, apoiada pelas instalações que acolhem conteúdos permanentes. Em particular, o Edifício Sede é um edifício inovador e eco-eficiente que incorpora soluções tecnologicamente avançadas para climatizar o seu ambiente interior - refrigeração e aquecimento naturais, através de um sistema que inclui um coletor solar, piso radiante e ventilação.

 

Desta forma, a sua finalidade contribui para mitigar impactos ambientais que comprometem o desempenho energético e a qualidade ambiental e, por outro lado, promove a sua sustentabilidade. Este edifício também funciona como uma exposição interativa onde os visitantes podem, a qualquer momento, visualizar o comportamento dos diversos sistemas de controle acima mencionados, avaliando o ambiente interno e externo.

 

Quanto à Casa da Seda, foi recuperada com as características originais de um antigo moinho, tem instalada a Plataforma Silkhouse, uma microrrede energética interna, e integra elementos da memória local e da região do Nordeste Transmontano, com divulgação científica de conteúdos contemporâneos e interativos.

 

ASSOCIADOS

 

Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva

Câmara Municipal de Bragança

Instituto Politécnico de Bragança



Localização

Edifício Sede: Rua do Beato Nicolao Dinis 5300 - 130 Bragança
Casa da Seda: Rua dos Batoques, n.º 25, 5300-091 Bragança E-mail: info@braganca.cienciaviva.pt

Horários

Terça a Sexta - 10h-18h
Sábados, Domingos, Feriados - 11h-19h
Encerrado à Segunda
(Última admissão meia hora antes do encerramento)
O Centro encerra ao público nos dias 1 de Janeiro, 24, 25 e 31 de Dezembro.